sábado, maio 18, 2024
Home > Notícias > Proibição de uso de sacos plásticos entra em vigor no Bengo

Proibição de uso de sacos plásticos entra em vigor no Bengo

A proibição de uso de sacos plásticos em padarias entrou em vigor, sexta-feira, (01 de Setembro), na província do Bengo, no quadro da medida de protecção a saúde e combate à poluição do meio ambiente.

Antes da medida entrar em vigor  foram sensibilizados os proprietários das padarias e utentes, informou à imprensa,  o chefe do departamento de serviços comunitários do Gabinete provincial do Ambiente, Domingos António Zadioku.

Com esta proibição, as  alternativas serão o uso de sacos  de pano e de papel, sublinhou.

Segundo responsável, neste momento a instituição já recebeu reclamações sobre algumas padarias incumpridoras, pelo que o departamento vai reforçar a fiscalização e punir os prevaricadores com multas,  com  base da lei das transgressões administrativas, esclareceu.

Esclareceu que nesta altura a proibição inicia com as padarias mas, posteriormente vai estender-se às  cantinas e outros estabelecimentos comerciais dos seis municípios da província. 

O balconista da padaria “E.G.T.S”, Fernando José Gomes, considerou boa a medida do governo e  disse que a panificadora encontrou como alternativa a comercialização de sacos de pano, uma vez que os plásticos geram muito lixo e prejudicam  a saúde.

Na opinião da gerente da padaria “Vietnam”, Le Thi Linh, a implementação da medida deve ser aplicada ao mesmo tempo em todos os estabelecimentos comerciais que utilizam sacos plástico.

Uma das  clientes da padaria e pastelaria no Capari informou que desde que foi impedida de usar saco plástico na compra de pão e outros produtos, em sua casa utiliza apenas sacos de pano para aquisição de qualquer produto. 

A proibição de uso de sacos plásticos foi aprovada por Despacho Presidencial nº289/22, de 30 de Dezembro, por forma a desincentivar a utilização de plástico. 

Fonte: Angop

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial