quarta-feira, maio 22, 2024
Home > Notícias > Mais de um milhão de angolanos sofrem de diabetes

Mais de um milhão de angolanos sofrem de diabetes

Pelo menos 1,6 milhão de angolanos, num universo de 25 milhões, sofrem de diabetes. Este registo é um balanço feito pelo Ministério da Saúde, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado ontem, 14 de Novembro, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre o reflexo do diabetes na saúde e mortalidade da população.

Segundos os especialistas na matéria, defendem que os pacientes devem reforçar mais os seus cuidados, especificamente no que toca a alimentação. Orientaram também sobre a importância do consumo dos líquidos saldáveis não normalizando a sua nova condição de vida.

A magnitude do diabético em Angola ainda é pouco conhecida, porque não se possuem um estudo a nível da população que pode indicar os números no país.

Por ser uma doença crónica, a paciente Joana Martins, portadora da doença, na entrevista com o Correio da Kianda, disse que hoje ela tem maior cuidado da sua alimentação, com o tempo aprendeu a selecionar o que deve ou não comer.

“Sou diabética há 6 anos, quando eu aceitei a doença, facilitei todo processo do tratamento, entendi que se eu respeitar toda orientação médica, terei ainda uma vida de qualidade”, disse Joana Martins.

De acordo a OMS, o principal objectivo deste dia é chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da diabetes.

A data foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico canadiano que, juntamente com o seu colega Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da insulina em 1921.

Em 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de sua resolução nº 61/225, criou a data de 14 de Novembro como dia Mundial do Diabetes. O objetivo era enfatizar a característica epidêmica e impacto social e econômico. A cor azul foi escolhida representando as cores da ONU, lembrando que o diabetes está presente em todo o mundo.

Fonte: CK

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial