quarta-feira, maio 22, 2024
Home > Notícias > Estudantes devem pagar 4.500 kwanzas para ter passe social

Estudantes devem pagar 4.500 kwanzas para ter passe social

A proposta apresentada nesta terça-feira, 15, ao Governo Provincial de Luanda pela Empresa Nacional de Bilhética, determina que para ter o passe, os estudantes devem pagar um total de 4.500 kwanzas. Deste valor, 2.500 é para o passe Gira Mais e 2.000 para a activação do documento.

O responsável disse ainda que o processo de emissão dos passes sociais exige a que se faça um cadastro dos primeiros beneficiários da categoria Estudantes, de forma articulada com a Direcção Provincial da Educação, estando já na base de dados da ENB, cerca de 5.321 estudantes dos municípios de Luanda e Cacuaco, numa estimativa total de 560 mil estudantes que usam regularmente os transportes públicos.

“Sobre o processo de emissão dos passes sociais, informou que decorre o processo de cadastro dos primeiros beneficiários da categoria estudantes, de forma faseada, em articulação com a Direção Provincial de Educação.

Mário Nsingui explicou que no acto de emissão dos passes, os estudantes pagarão 2.500kz para acesso ao cartão Gira Mais e 2000kz para activação do passe social estudante, a fim de poder usufruir dos benefícios dados pelo executivo.

Entretanto, sublinhou que cada estudante terá 60 viagens gratuitas, tendo acrescentando ainda que o critério de acesso e das demais regras serão publicados em breve em decreto-executivo conjunto dos Ministros dos Transportes e das Finanças e divulgados para conhecimento geral.

O passe social é abrangente a todos os estudantes das escolas públicas e público-privada que se encontram a frequentar a primeira à 9ª classe com idades entre os 6 e 15 anos.

O Governo da Província de Luanda é parte integrante do SNBI através do GTTMU, responsável pela concessão de serviço de transporte público urbano da capital, por via do contrato de concessão com as operadoras de transportes público da cidade de Luanda onde se determina as linhas, números de autocarros por linha e horários que as operadoras devem cumprir.

A Província de Luanda conta com cerca de 450 autocarros em circulação, cobrindo grande parte das linhas ao longo do território da Província de Luanda, com uma demanda diaria de mais de 500 mil passageiros transportados pelas 9 empresas concessionadas e uma arrecadação mensal de cerca de 2 mil milhões kwanzas.

Fonte: CK

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial