terça-feira, maio 21, 2024
Home > Notícias > Especialistas procuram pescador desaparecido

Especialistas procuram pescador desaparecido

Especialistas dos Bombeiros, da Polícia Fiscal e da Capitania do Porto de Luanda, realizam operações de localização e resgate de um pescador que, há sete dias, está desaparecido no mar da zona dos Ramiros, município de Belas.

As buscas estão a ser realizadas numa distância de duas a três milhas (uma milha equivale a dois quilómetros) da costa do distrito dos Ramiros.
A informação foi avançada ontem à Angop pelo porta-voz do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), Faustino Minguês, afirmando que os familiares do desaparecido avisaram as autoridades apenas na segunda-feira.
O oficial bombeiro contou que o pescador de 29 anos, cuja identidade não foi revelada, estava a bordo de uma embarcação de pesca artesanal, na companhia de outros 12 colegas de profissão e pescavam de noite, quando o barco naufragou devido as fortes ondas que se faziam sentir no momento.
“ O desaparecido ainda conseguiu salvar os onze colegas, usando uma arca frigorífica e bidões de reserva de água potável, mas de surpresa chegou uma onda gigante que o arrastou, tendo desaparecido até ao momento , segundo os relatos de testemunhas”, explicou.
De acordo com Faustino Minguês, estes relatos foram feitos pelos sobreviventes e presume-se que os pescadores tenham desrespeitado as normas exigidas para a navegação segura.
Pediu aos pescadores que exerçam o seu trabalho abaixo das duas milhas náuticas de modo a evitar os constantes naufrágios e desaparecimentos de embarcações que se têm registado ao longo da costa marítima angolana.
Este é o quarto caso de desaparecimento de pescador registado este ano pelo Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros, tendo três outros casos ocorrido na província do Zaire.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial