Sábado, Julho 20, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioNotíciasAngola e Portugal assinam memorando de avaliação

Angola e Portugal assinam memorando de avaliação

Angola e Portugal assinaram, ontem, em Luanda, um memorando de entendimento para formação e avaliação externa, entre o Instituto de Avaliação e Desenvolvimento da Educação e o Instituto de Avaliação Educativa e a Direcção Geral da Educação de Portugal, no quadro de uma visita de trabalho ao país de uma delegação do Ministério luso da Educação, chefiada pelo seu titular, João Marques da Costa.

A ministra da Educação, Luísa Grilo, que testemunhou a assinatura do documento em companhia do seu homólogo de Portugal, assegurou que o país precisa de um sistema de educação robusto que consiga produzir bom capital humano e cidadãos capazes para desenvolver o país.

A governante realçou que só com quadros capazes é possível transformar os recursos existentes no solo e subsolo. “Escolhemos esta parceria para chegarmos mais longe nos exames de avaliação externa, onde precisamos ser robustos, funcionais e produzir os resultados que nos levem à qualidade da educação de que tanto almejamos”, disse.

Durante a sua alocução, revelou que a qualidade da educação, nos dias de hoje, é fundamental se quisermos de facto planificar as actividades educacionais, pois “são muitos os desafios para vencer”.

A ministra da Educação realçou que o protocolo agora assinado irá servir como “bússola orientadora para o trabalho iniciado em 2021, mas que se vai consolidando dia após dia”.Assegurou, no entanto, que Portugal e Angola possuem realidades distintas em termos de dimensão territorial, números de alunos no sistema de ensino e a dispersão geográfica, um dos grandes problemas que o sector enfrenta.

Para o ministro da Educação de Portugal, José Marques da Costa, de visita ao país, é possível avançar quando existe cooperação, partilha de conhecimentos de boas práticas ao invés de competição de política.

Pela parte angolana, rubricaram o memorando de entendimento, Dissala André e Luís dos Santos ambos do Instituto Nacional de Avaliação e de Desenvolvimento da Educação, e pela portuguesa, José Pedroso, representando o Instituto de Avaliação Educativa de Portugal.

Fonte: JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE-spot_img
0FãsCurtir
SeguidoresSeguir

MAIS LIDAS