Sábado, Julho 20, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioInternacionalÁfrica volta ao radar dos Estados Unidos

África volta ao radar dos Estados Unidos

A Secretária de Estado do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, chega na sexta-feira ao Senegal, seguindo depois para a Zâmbia e para a África do Sul. O objectivo é defender a influência norte-americana no continente, numa altura em que a China e a Rússia têm conquistado terreno diplomático e económico.

O objectivo é reforçar laços num continente onde a China e a Rússia têm cada vez mais influência. Tanto é que o périplo acontece poucas semanas depois da cimeira África-Estados Unidos, que decorreu em Washington, e na qual a Casa Branca anunciou investimentos de vários biliões de dólares para os próximos anos.

A viagem da Secretária de Estado do Tesouro norte-americana, Janet Yellen, começou esta terça-feira, com uma escala na Suíça para se encontrar com o vice-primeiro-ministro chinês Liu He.

Na sexta-feira, Janet Yellen chega a Dakar, onde se vai encontrar com o Presidente senegalês Macky Sall, que é também o actual presidente da União Africana. De acordo com comunicado, a Secretária de Estado do Tesouro deverá sublinhar os esforços americanos para reforçar as parcerias com países africanos, nomeadamente a nível económico “para aumentar os níveis em termos de investimento de fluxos comerciais”.

Depois, Janet Yellen vai à Zâmbia, onde será recebida pelo Presidente Hakainde Hichilema, o qual prometeu, nas eleições de 2021, reforçar a credibilidade financeira da Zâmbia perante uma economia que estava de rastos. A responsável deverá anunciar esforços conjuntos em matéria de saúde e de segurança alimentar.

A última etapa da viagem é na África do Sul, ondeJanet Yellen se vai reunir com o seu homólogo Enoch Godongwana e com o governador do banco central Lesetja Kganyago.

Na bagagem, há, ainda, outros temas, com destaque para um melhor acesso às energias renováveis e “sublinhar as consequências” da guerra na Ucrânia.

Fonte: RFI

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE-spot_img
0FãsCurtir
SeguidoresSeguir

MAIS LIDAS