Um bebé, com apenas duas horas de vida, foi encontrado abandonado no interior de uma fossa no município do Longonjo, província do Huambo, supostamente pela mãe de 27 anos de idade, soube a Imprensa.
De acordo com uma nota de imprensa do Comando da Polícia Nacional na província do Huambo, chegada hoje, segunda-feira, à imprensa, o recém-nascido foi encontrado com vida por cidadãos que alertaram as autoridades.
Após o alerta, refere o documento institucional, a Polícia Nacional e as autoridades tradicionais da ombala Cabinda, comuna da Catatabola, município do Longonjo, deslocaram-se para o local e recolheram o recém-nascido, tendo-o encaminhado, imediatamente, para o Hospital Geral do Huambo, onde recebe assistência médica/medicamentosa.
Presume-se que o recém-nascido foi colocado na fossa pela própria mãe, momentos depois de ter dado à luz, alegando, no acto da detenção, falta de condições financeiras para sustentar o bebé.
A nota refere o facto ocorreu por volta das 15 horas de domingo último.
Trata-se do primeiro caso do género registado, este ano, no município do Longonjo, onde em 2021, dois bebés gémeos, foram encontrados abandonados em plena via pública da vila municipal.
Fonte: Angop