terça-feira, abril 16, 2024
Home > Notícias > Qatar Airways reduz rota Luanda-Doha para apenas um voo semanal

Qatar Airways reduz rota Luanda-Doha para apenas um voo semanal

Aquela que é uma das principais companhias aéreas do mundo, conhecida pela sua ampla rede de destinos, chegou a ter três voos semanais com esta rota, que passa de 64 para 30 mil a capacidade anual de passageiros.

A gigante da aviação Qatar Airways reduziu as operações em Luanda para apenas um voo semanal, que aterra na capital angolana às quintas-feiras e arranca para Doha no dia seguinte, reduzindo para 30 mil a capacidade anual desta rota, apurou o Expansão.

Os voos entre Luanda e Doha foram anunciados em 2019, inicialmente com cinco voos semanais a partir de Março de 2020, mas a pandemia da Covid-19 acabou por empurrar o primeiro voo da Qatar Airways para Angola para Dezembro de 2020. Arrancou então com apenas um voo semanal e, à medida que os mercados reabriam e que se retomavam as viagens, esta rota chegou a um máximo de 3 voos por semana em 2022 e 2023.

Apesar de ter reduzido o voo para Angola para apenas um por semana, a companhia do Qatar decidiu manter os cinco voos semanais para Maputo, em Moçambique, com escala para Durban.

De acordo com Pedro Castro, diretor da SkyExpert, empresa de consultoria em aviação, aeroportos e turismo, “na prática, isto significa menos passageiros e menos companhias aéreas para Luanda, o que contradiz aquelas que eram as previsões para o novo aeroporto. É certo que haverá alguma substituição e dispersão deste tráfego que voava na Qatar Airways para a Emirates ou para a Ethiopian que, por exemplo, irá aumentar os seus voos para Adis Abeba, mas não é a mesma coisa”.

O especialista alerta ainda para o facto de a companhia estar a ponderar a saída de Angola, caso não aumente o número de passageiros. “A Qatar Airways não hesita muito quando tem de fechar mercados – deixou de voar para Portugal durante a pandemia e, mais recentemente, deixou de voar para Windhoek, na Namíbia. Durante a pandemia, ter um voo por semana para Luanda era uma benção e as pessoas esperavam por esse dia para poder apanhar esse avião, mas em 2024 não creio que a Qatar Airways permaneça muito mais tempo: ou aumenta as frequências de alguma forma ou fecha em Angola”, afirma, adiantando que, de acordo com a agregadora de dados Cirium Diio, a capacidade anual na rota Luanda- -Doha passa de 64 mil lugares (ida e volta) para 30 mil.

A Qatar Airways é considerada uma das principais companhias aéreas do mundo, conhecida pela sua ampla rede de destinos internacionais, altos padrões de serviço, modernas aeronaves e reputação de excelência. A companhia aérea recebeu numerosos prémios e reconhecimentos da indústria, incluindo o título de “Melhor Companhia Aérea do Mundo” pela Skytrax em várias ocasiões.

Férias em Príncípe ao alcance de Angola

Fonte: Expansão

Please follow and like us:

Leave a Reply

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial