Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEducaçãoMais de 100 mil professores com categorias actualizadas

Mais de 100 mil professores com categorias actualizadas

Cuito – Cento e trinta e quatro mil agentes da educação já beneficiaram da actualização da categoria a nível do país, entre  Maio de 2021 a Janeiro de 2023, confirmou, este sábado, o presidente do Sindicato Nacional dos Professores (Sinprof), Guilherme Silva.

O responsável falava na cidade do Cuito, província do Bié, onde trabalhou durante quatro dias.

O processo de actualização de categorias dos docentes em causa é o resultado do entendimento alcançado entre o Ministério da Educação (MED) e o Sinprof, em resposta ao caderno reivindicativo apresentado em 2019, pela força sindical.

Guilherme Silva afirmou que o caderno reivindicativo tem como principal ponto a valorização do tempo completo de serviço de todos os professores, bem como o perfil académico.

Nesta senda, salientou, ainda estão pendentes mais de dois mil professores, cujo processo aguarda a certificação dos documentos por parte do  Instituto Nacional de Avaliação, Creditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES).

Referiu que, para este ano, os professores que, entre 2021 e 2023, beneficiaram apenas do perfil académico serão, igualmente, actualizados com o tempo de serviço.

Apesar de se resolver alguns pontos do caderno reivindicado, o Sinprof não descartou uma greve nos próximos dias, para pressionar o Executivo a responder as restantes exigências.

“Neste momento, a greve está suspensa, tendo em conta os entendimentos que foram assinados entre ambas partes, mas o Sinprof vai continuar a lutar para satisfazer os outros pontos reivindicativos em falta”, alertou.

Entre os pontos figuram a redução do valor do Imposto sobre o Rendimento de Trabalho (IRT), isenção de descontos nos subsídios, pagamento completo do décimo terceiro, melhorias das condições de trabalho do professores e de acomodação de alunos.

Fonte: Angop

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE-spot_img
0FãsCurtir
SeguidoresSeguir

MAIS LIDAS