domingo, maio 19, 2024
Home > Educação > Huawei vai formar 10 mil técnicos nacionais em tecnologias de informação  

Huawei vai formar 10 mil técnicos nacionais em tecnologias de informação  

Dez mil jovens nacionais serão formados em tecnologias de informação no Parque Tecnológico da Huawei em Angola, uma instituição inaugurada esta segunda-feira, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço.

A acção formativa para os jovens angolanos decorre de um memorando assinado ontem(14), pelo presidente da empresa chinesa Huawei para África, Leo Chen, e, por Angola, o director Nacional para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Matias Borges.

O documento vai permitir formar 10 mil técnicos nas mais variadas especialidades das telecomunicações e tecnologias de informação.

Para além do Parque Tecnológico da Huawei em Angola, que teve um investimento de 80 milhões de dólares, os formandos vão igualmente receber conteúdos dos centros da companhia chinesa na África do Sul e na China, até o ano de 2027.

Na ocasião, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário da Silva Oliveira, considerou o parque Huawei em Angola como um centro de superação profissional para os jovens angolanos, no sentido enfrentar o mercado de trabalho do sector das telecomunicações. 

Falando à imprensa, à margem da inauguração do parque tecnológico, o governante adiantou que o mesmo está equipado com tecnologia de última geração, possibilitando a formação, com qualidade de padrão internacional, não só para os quadros nacionais, como também os técnicos de países da região da SADC. 

Na ocasião, Mário Oliveira reiterou a aposta do Executivo angolano na formação dos jovens, no sentido de se alcançar níveis elevados de desenvolvimento tecnológico, contribuindo para a melhoria do bem-estar dos angolanos. 

Por sua vez, o Presidente da Huawei África, Leo Chen, explicou que a construção do parque tecnológico resulta de um investimento de 80 milhões de dólares e visa oferecer soluções digitais para Angola, nos mais diferentes segmentos económicos.

Dentre os objectivos, Léo Chen, afirmou que a Huawei pretende fortalecer a competitividade das empresas angolanas e contribuir para um futuro próspero e sustentável de Angola.   

O Parque Tecnológico da Huawei em Angola, num misto de aulas teóricas e práticas, vai garantir a formação em 5G, dados de comunicação, engenharia de redes e armazenamento de informação nas nuvens. 

O centro tem quatro salas de formação, com 32 lugares cada uma, três edifícios residenciais para 180 funcionários, refeitório para cem pessoas e  campo de jogos de salão. 

A instituição, que deverá assegurar 120 empregos, na sua maioria, angolanos, possui um Centro de Dados e Soluções de Telefonia 3G, 4G e 5G e painéis solares destinados à residências e empresas. 

A infra-estrutura oferece, igualmente, soluções de energia para sistemas pré-pago, de vídeo-conferência, inteligência artificial e smart home (ligação de equipamentos à distância). 

Este é o terceiro Parque Tecnológico da Huawei em África, depois do Egipto e da África do Sul. 

A Huawei Technologies é uma multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações, com sede na cidade chinesa de Shenzhen.  

Fonte: Angop

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial