terça-feira, maio 21, 2024
Home > Notícias > Educação é a chave para o desenvolvimento de África

Educação é a chave para o desenvolvimento de África

A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, apontou, esta terça-feira (15), a aposta na educação como a chave para o desenvolvimento dos países africanos.

Ana Dias Lourenço discursava, por videoconferência, na nona edição da Merck Foundation Africa Asia Luminary e celebração do 5º aniversário da Merck Foudation, que reúne, no Dubai, Primeiras-Damas e que permite a partilha de experiências de cada uma nos seus respectivos países.

Referiu-se à apresentação, em Fevereiro deste ano, da sua Fundação, a Ngana Zenza para o Desenvolvimento Comunitário (FDC). Esclareceu que a sua fundação pretende actuar como veículo impulsionador e mobilizador no desenvolvimento de projectos que criem um forte propósito e possam ser continuados, preservados e replicados para o futuro de Angola e dos angolanos.

“Escolhemos as áreas da Economia local, do Desenvolvimento Comunitário Rural, da Protecção e Solidariedade Social, da Saúde, da Educação, da Cultura e do Ambiente para, de forma transversal e com as comunidades, fazermos acontecer a melhoria das condições de vida dos beneficiários”, disse.

No domínio da Educação, referiu-se ao projecto “Educar a Linda /Educar a Weza”, uma iniciativa da FDC que considerou fundamental porque “a aposta na educação é chave para o desenvolvimento dos nossos países”.

“Defendo a educação das meninas como uma área de intervenção prioritária, pois a meu ver, é uma das áreas mais críticas e impactantes no empoderamento das futuras e actuais mulheres. Acredito firmemente que é importante investir na educação de meninas, pois assim se transformarão os nossos países e o mundo inteiro”, afirmou.

A nossa missão do FDC, sublinhou a Primeira-Dama, é dotar as comunidades de conhecimentos e competências técnicas e comportamentais, através do seu empoderamento económico e social. “Desejamos, pois, que os nossos parceiros, Fundações, Organizações e Empresas, nos ajudem a implementar a nossa Missão através dos nossos Valores”, exortou.

Segundo Ana Dias Lourenço, na sua estratégia 2022-2025, a FDC definiu como um dos eixos estratégicos o fomento de iniciativas, projectos e programas nos domínios da Saúde, Educação, Meio Ambiente e Cidadania. Neste âmbito, conta com o apoio de parceiros experientes como a Merck, para apoiar as suas iniciativas.

O apelo, disse, é em especial para o domínio da Saúde, em que se tem como principal objectivo promover a saúde, sobretudo de mulheres e crianças, através do acesso aos cuidados básicos de saúde, em geral, da saúde sexual e reprodutiva e da educação. “Para este desiderato, definimos como objectivo principal, favorecer o desenvolvimento de uma educação inclusiva, que considere as diferentes necessidades e capacidades das crianças, jovens e adultos”, referiu.

A Primeira-Dama da República esclareceu ser por este motivo que estão presentes no fórum membros da sua equipa, para trocarem experiências e aprofundarem a cooperação no domínio da Educação, em especial no projecto “Educar a Linda/Educar a Weza” e no domínio da Saúde, “onde queremos desenvolver um projecto móvel intitulado ‘Tata Uhayele’ (cuide da sua saúde, na língua nacional Umbundu)”.

Trata-se, segundo Ana Dias Lourenço, de um projecto que alia a criatividade e a saúde ao serviço das populações, através da gestão de Carruagens Clínicas ao longo da linha ferroviária, no Corredor do Lobito ao Luau (Caminho de Ferro de Benguela), numa primeira fase, e depois nas outras duas linhas, de Moçamedes e de Luanda, priorizando a prestação de cuidados primários de saúde às comunidades das províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico, com especial ênfase ao atendimento a crianças, adolescentes e mulheres.

A nona edição da Merck Foundation Africa Asia Luminary e celebração do 5º aniversário da Merck Foudation conta com mais de 2.000 participantes, de forma presencial, no Dubai, e online pelo mundo.

Fonte: JA

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial