O Conselho da República de Angola acordou hoje com a iniciativa de alteração da Divisão Política e Administrativa do país para 20 províncias e 325 municípios, ao contrário dos 164 actuais.
De acordo com o Comunicado Final saído da 1ª Reunião Ordinária do Conselho da República realizado esta sexta-feira, no Palácio Presidencial, em Luanda, o conselho pronunciou-se favorável à priorização da subdivisão do território das actuais províncias do Moxico e do Cuando Cubango.
O Moxico será subdividido em Moxico, com sede no Luena, e Cassai Zambeze, com sede em Cazombo, enquanto o Cuando Cubango será repartido em Cubango, com sede em Menongue, e Cuando, com sede em Mavinga.
Segundo a porta-voz do Conselho da República, Rosa Cruz e Silva, durante a leitura do comunicado final da reunião, os membros concordaram com as propostas apresentadas.
O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, ressaltou que o processo que iniciou há cerca de dois anos e meio e deveria ter incidência em cinco províncias do país (Moxico, Cuando Cubango, Lunda Norte, Uíge e Malanje), avançando agora em duas.
Fonte: CK