Domingo, Julho 14, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioNotíciasAngola consegue acordo para cessar hostilidades na região Leste da RDC

Angola consegue acordo para cessar hostilidades na região Leste da RDC

Angola conseguiu um acordo que visa a cessãção das hostilidades em toda a região Leste da República Democrática do Congo (RDC), partir das 12 horas da próxima terça-feira dia 7, do corrente mês, soube hoje o JA Online através de um comunicado da Presidência da República.

Eis o comunicado na íntegra: Em conformidade com a decisão tomada pela Mini-Cimeira sobre a paz e segurança na região dos Grandes Lagos, realizada em Addis Abeba, Etiópia, a 17 de Fevereiro de 2023, os Chefes de Estado e de Governo mandataram a República de Angola, em coordenação com Sua Excelência Uhuru Kennyatta, Facilitador designado pela Comissão da África Oriental a manter contacto com a liderança do M23, no sentido de transmitirem as decisões saídas da Mini Cimeira de Addis Abeba.

Na sequência da referida deliberação, uma delegação angolana tem mantido contacto com a liderança do M23 desde o dia 28 de Fevereiro do corrente ano. Fruto destes contactos, o Presidente da República de Angola, Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, enviou a Kinshasa, República Democrática do Congo, no dia 3 de Março, uma delegação chefiada pelo Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, para informar o Presidente da República Democrática do Congo, Sua Excelência Felix Antoine Tshisekedi Tshilombo,  dos resultados dos contactos mantidos com a liderança do M23.

À luz do que precede, foi acordado o seguinte:

1. A cessãção das hostilidades em toda a região Leste da RDC a partir das 12 horas de Terça-Feira dia 7 de Março de 2023;

2. A fiscalização do cumprimento da cessação das hostilidades pelo Mecanismo Ad Hoc de Verificação. 

A República de Angola apela as partes a cumprirem com a letra e o espírito das decisões das várias cimeiras sobre o processo de paz e segurança na região Leste da RDC.

Fonte: AN

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE-spot_img
0FãsCurtir
SeguidoresSeguir

MAIS LIDAS