Joe Biden Troca Nomes e Chama Presidente da Ucrânia de “Putin” em Discurso
Biden se corrigiu e enfatizou seu objetivo de vencer o presidente russo.
Durante um discurso no encerramento da Cúpula da Otan nesta quinta-feira (11), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confundiu-se ao apresentar Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, chamando-o de “Putin”, o presidente da Rússia. Biden disse: “E agora quero passar [a palavra] para o presidente da Ucrânia, que tem tanta coragem quanto determinação. Senhoras e senhores, presidente Putin”.
Percebendo o erro, Biden rapidamente voltou ao púlpito para se corrigir: “Presidente Putin? Ele vai derrotar o presidente Putin! Presidente Zelensky! Estou tão focado em derrotar Putin que temos que nos preocupar com isso”. Zelensky respondeu com bom humor, dizendo: “Eu sou melhor”.
No palco, ao lado de Biden, estavam 32 aliados e líderes estrangeiros para anunciar o apoio ao “Pacto da Ucrânia”. A invasão da Ucrânia pela Rússia, liderada por Vladimir Putin, em 24 de fevereiro de 2022, resultou no maior conflito entre nações na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, conforme apontado por líderes mundiais e especialistas.