Sábado, Julho 20, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioEconomiaSonangol poupa USD 281 milhões na importação de refinados

Sonangol poupa USD 281 milhões na importação de refinados

Luanda – A Sonangol poupou 281 milhões de dólares norte-americanos na importação de refinados, no IV trimestre de 2022, ao reduzir o volume de compras de gasóleo e gasolina no exterior.

A petrolífera nacional, no IV trimestre de 2022, importou 701 mil toneladas métricas de produtos refinados, observando-se um decréscimo de 174 mil toneladas métricas (TM),  em comparação com o III trimestre.

Do volume das importações de refinados, a Sonangol teve um dispêndio de 717 milhões de dólares norte-americanos, menos 281 milhões de dólares, face ao período anterior, de acordo com  dados avançados pelo presidente da Comissão  Executiva da Unidade de Negócios de Tradding e Shipping, Luís Manuel.

Ainda no mesmo período, foram exportados, em termos de produtos refinados, incluindo LPG (gás natural), 201 mil toneladas métricas, que resultou num valor bruto de 117 milhões de dólares.

Em comparação com o III trimestre de 2022, foram exportados menos 82 mil toneladas métricas, o que influenciou negativamente na receita  bruta, em menos  USD 72 milhões.

De acordo com o responsável, a Sonangol vendeu 35, 4 milhões de barris de petróleo bruto, no IV trimestre de 2022, menos seis milhões barris face ao período anterior, tendo como resultado de receita bruta  cifrada  em de 3,76 mil milhões de dólares.

Em relação ao volume bruto registado em termos de receita, a petrolífera encaixou  menos  de mil milhões  de dólares  norte-americanos,  pela redução das quantidade de crude exportado.

As vendas diárias e o preço médio também reduziram em cerca de 66 mil barris de petróleo dia (BPD) e USD 15, respectivamente.

Das vendas feitas, a Agência Nacional de Petróleo  e Gás (ANPG) contou com 20,7 milhões de barris e a Sonangol com 14,6 milhões  de barris.

Comparativamente aos volumes vendidos, pela ANPG e a Sonangol, no III trimestre, a Concessionária Nacional registou uma redução de seis milhões de barris,  quando que  a petrolífera obteve um acréscimo de 339 mil barris.

Fonte: Angop

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE-spot_img
0FãsCurtir
SeguidoresSeguir

MAIS LIDAS