O Serviço de Investigação Criminal, através da sua Direcção de Combate ao Crime Organizado, numa actividade de rotina no Distrito Urbano do Neves Bandinha, deteve, durante os últimos dias, seis cidadãos com idades entre 20 e 28 anos de idade, que desenvolviam o comércio ilegal de moeda, na via pública, por meio do aparelho TPA.
Segundo o Porta-voz do SIC-Geral Superintendente-chefe, Manuel Halaiwa, Os implicados foram detidos em flagrante, e com eles foram apreendidos os aparelhos com os quais efectuavam as vendas, bem como uma soma de dinheiro avaliada em 377 mil Kwanzas.
O oficial de Investigação fez saber que a venda de moeda na via pública é ilegal, sobretudo junto das agências bancárias, uma vez que leva as escassez de cédulas nos ATM.
“Por estas práticas, justifica-se as grandes filas de pessoas junto dos ATMs, quando pretendem efectuar levantamento de dinheiro”,, observou.
Estas actividades, continuou, está directamente ligada aos crimes de furto, roubo e clonagem de cartões multicaixa.
Segundo uma das detidas, a venda de dinheiro pela referida via é desenvolvida por meio de um mandante, proprietário dos TPAs.
“Por dia recebemos dois mil kwanzas, e no final de cada mês temos um pagamento equivalente a dezasseis mil kwanzas”, disse.
“Eu tenho um chefe, trabalhamos numa loja de venda de artigos de telefones, e quando notamos que não há dinheiro nos bancos, vamos junto deles para poder riscar; por cada nota de mil kwanzas temos recebido cem kwanzas do cliente”, segundo contam, por dia podem riscar trezentos mil kwanzas.
Halaiwa deixou claro que o SIC, por intermédio da sua Direcção de Combate ao Crime Organizado continuará a desenvolver acções de detenção a todos que insistam em desenvolver actividade do género.
Fonte; Na Mira Do Crime