As Reservas Internacionais Líquidas (RIL) de Angola fixaram-se em 13,68 mil milhões de dólares norte-americanos, no final do mês de Junho, o que representou uma redução de cerca de mil milhões de dólares, comparativamente ao mês de Maio.
Segundo o Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Tiago Dias, o valor das RIL registado em Junho último tinha um grau de cobertura de seis meses de importação de bens e serviços.
Em conferência de imprensa, que serviu para apresentar as principais decisões saídas da 112.ª reunião ordinária do Comité de Política Monetária (CPM), realizada nos dias 13 e 14 deste mês, em Luanda, o gestor do Banco Central afirmou ainda que, em termos absolutos, o saldo da conta de bens passou de 18,34 mil milhões de dólares para USD 8,6 mil milhões.
Na ocasião, referiu que, no sector externo, se assistiu a deterioração dos termos de troca, o que provocou para a redução do saldo da conta de bens no primeiro trimestre em 52,89%, reflexo da redução das receitas de exportação em 38,16%.
Fonte: Angop/AN