O Presidente da República, João Lourenço, começa esta segunda-feira, 27, uma visita de trabalho de dois dias à Lunda Sul, onde vai inaugurar o projecto diamantífero Luele, localizado na margem do rio com o mesmo nome, na comuna de Luaxe, a 37 quilómetros da capital da província.
Segundo uma nota da comunicação institucional e imprensa da Presidência da República, João Lourenço, que visita a província da Lunda Sul pela quinta vez, vai manter um encontro de trabalho com as autoridades governamentais locais.
O projecto diamantífero Luele, que vai ser inaugurado hoje, pelo Presidente da República, com uma profundidade de 95 metros, tem um volume de 34 milhões de massas mineiras, tendo as actividades de prospecção começado entre 2012 e 2017. Em 2013 foi confirmado o potencial.
A dimensão da mina do Luele é duas ou três vezes maior do que a de Catoca, devendo o arranque mobilizar, nesta fase inicial, 1200 trabalhadores, e, posteriormente, chegar à meta dos 5000, segundo o comunicado.
A mina vai ser explorada até aos 600 metros de profundidade, devendo, dada a aproximação ao rio Luele, o processo de exploração ser, provavelmente, constrangido por problemas hidrogeológicos. Em face disso, sistemas de bombagem sugam a água para decantação e posterior devolução ao rio.
O projecto conta ainda com uma central eléctrica projectada para ter o dobro da capacidade de Catoca. Para dar vazão ao volume de minério explorado, a mina do Luele deverá recorrer aos préstimos de Catoca.
Fonte: NJ