Luanda acolheu, esta sexta-feira, o acto central que assinala o 30 aniversário da Polícia de Segurança Pessoal e de Entidades Protocolares (PSEP).
Este ano, o aniversário é celebrada sob o lema: “PSPEP – Com Experiência e Superação dos Desafios na Protecção e Segurança das Entidades, Comemoremos o Trigésimo Aniversário”.
Inicialmente, criada, em 1993, como Unidade de Protecção de Individualidades Protocolares (UPIP), em 2019 evoluiu para a actual Polícia de Segurança Pessoal e de Entidades Protocolares, refere um documento enviado à imprensa.
Este órgão procura garantir a protecção e segurança pessoal dos dirigentes do País, do Corpo Diplomático acreditado em Angola, de entidades nacionais e estrangeiras sujeitas a ameaças relevantes à sua segurança pessoal, bem como assegurar as instalações diplomáticas e do Estado angolano.
O acto foi testemunhado pelo ministro do Interior, Eugénio Laborinho, que aproveitou a ocasião para exortar a prontidão, disciplina, espírito de corpo e de missão aos presentes.
Em seus ensinamentos e profissionalismo ficarão marcadas na nossa memória e servirão de exemplo inspirador para a juventude e futura geração do Ministério do Interior.
Neste sentido, em meu nome próprio, dos Membros de direcção do MININT e dos oficiais comissários, superiores, subalternos, subchefes, agentes e trabalhadores civis do Ministério do Interior, endereçamos à família enlutada e ao SME, os nossos mais profundos sentimentos de pesar pelo infausto acontecimento.
Fonte: JA