Uma cidadã de 30 anos, residente em Viana, simulava ajudar pessoas com dificuldades em usar o ATM e trocava os cartões para roubar das contas. A vigarista acabou detida esta segunda-feira,1, pelos efectivos da Direcção Nacional de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), órgão de investigação criminal da Polícia Nacional.
A mulher foi detida quando já se preparava para fazer mais uma vítima, numa das filas do ATM, na Av. 21 de Janeiro, e na sua posse foram encontrados 59 cartões de bancos diversos, soube à imprensa junto da DIIP.
Uma das últimas vítimas foi um cidadão de 38 anos, que se queixou que a mulher lhe tinha furtado o seu cartão, tendo subtraído 350 mil kz, no passado dia 27 de Março, quando este se encontrava num dos ATM na Vila de Viana.
Conforme a DIIP, a mulher ofereceu se para ajudar o lesado que apresentava dificuldades no manuseamento da máquina, e, a seguir, trocou os cartões.
No dia seguinte, conta a DIIP, o lesado entendeu ir ao seu banco, onde foi informado que a sua conta foi movimentada e de lá foram retirados 350 mil kz.
Entretanto, esta segunda-feira, quando o lesado circulava na via pública, isto é, na Avenida 21 de Janeiro, deparou-se com a cidadã mais uma vez numa das filas do ATM. Esta, ao reconhecê-lo, colocou-se em fuga e foi prontamente retida pelos populares, que a conduziram à esquadra da Polícia no bairro Huambo.
A DIIP assegura que a mulher será parente ao Ministério Público para os trâmites legais da sua situação carcerária.
Fonte: NJ