Sexta-feira, Julho 19, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioNotíciasMPLA no Huambo abre jornada comemorativa ao Dia do Herói Nacional

MPLA no Huambo abre jornada comemorativa ao Dia do Herói Nacional

O MPLA na província do Huambo procedeu, domingo, à abertura da jornada comemorativa ao 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional, em alusão aos 101 anos do fundador da Nação, António Agostinho Neto.

O acto de abertura da jornada comemorativa da efeméride, decorrido no campo pelado do bairro Calomanda, arredores da cidade do Huambo, foi orientado pelo 2º secretário do MPLA na província do Huambo, Adérito Chimuco.

Na ocasião, apelou aos militantes e à sociedade, em geral, no sentido de continuar a estudar o legado de António Agostinho Neto, enquanto fundador da Nação e Primeiro Presidente de Angola.

Segundo o partidário, o legado de Agostinho Neto deve ser devidamente estudado, quer pelos militantes, quer pelos cidadãos de todas as franjas da sociedade, por conter, entre outras valências, as linhas orientadoras de um verdadeiro patriotismo, para que cada angolano possa cumprir, devidamente, as suas responsabilidades e contribuir no processo de desenvolvimento do país.

Para o efeito, Adérito Chimuco adiantou que o MPLA traçou, no quadro das jornadas comemorativas do Dia do Herói Nacional, várias actividades, desde desportivas, culturais, palestras, debates, de modo a transmitir o legado de Agostinho Neto aos cidadãos da província do Huambo e, sobretudo, à nova geração, para que saibam dos feitos e ensinamentos do proclamador da Independência Nacional.

O acto de abertura da jornada comemorativa ao 17 de Setembro foi marcado com a realização de uma partida de futebol, entre o do Secretariado Provincial da JMPLA e as Velhas Guardas da Calomanda.

A vitória “sorriu” para as Velhas Guardas da Calomanda, que venceram, por  3-2, ao fazerem uma reviravolta no marcador nos últimos minutos, através da marcação de um pênalti.

António Agostinho Neto nasceu em Icolo e Bengo a 17 de Setembro de 1922 e morreu em Moscovo a 10 de Setembro de 1979.

Foi médico, escritor e político angolano. Em 1975 proclamou a Independência Nacional e tornou-se o primeiro Presidente de Angola até 1979.

Fonte: Angop

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE-spot_img
0FãsCurtir
SeguidoresSeguir

MAIS LIDAS