Quarenta e seis acidentes de viação com 23 mortes e 35 feridos foram registados, na semana de cinco a 12 de Julho, nas estradas de Luanda, representando um aumento de mais quatro mortes, comparando com os sete dias anteriores.
Em comparação com a semana anterior registaram-se menos seis acidentes e o aumento de sete feridos.
De acordo com dados oficiais da Unidade de Trânsito de Luanda que a Angop teve hoje (segunda-feira) acesso, dos 46 acidentes registados, 21 foram atropelamentos dentre eles 14 fatais.
Como causas principais foram apontadas a falta de prudência por parte dos automobilistas e peões, excesso de velocidade, distracção, travessia fora de passadeiras e pedonais.
Foram tambem apontadas como causa dos acidentes, a fraca ou inexistência de iluminação pública, mau estado das viaturas e condução sob efeito de álcool, tendo causado igualmente choque entre veículos, em obstáculos fixos, despistes e capotamentos.
Segundo dados disponíveis, as estradas mais visadas foram a principal do Camama, Pedro de Castro, Deolinda Rodrigues e nacional 230.
Durante o período em referência, foram testados 49 automobilistas envolvidos nos acidentes e em operações de rotina, com a taxa de álcool no sangue superior a 1.2, considerado como infracção.