As operações geológicas-minairas realizadas em algumas minas confirmaram cerca de 810 milhões de quilates de diamantes em reservas, por exploração.
A informação vem expressa no comunicado de imprensa do encontro de balanço semestral de produção de diamantes realizado no Dundo, que visou analisar o processo de prospeção geológica, custos operacionais, responsabilidade fiscal e ambiental das empresas.
A nota refere que para o processo de prospecção foram investidos cerca de 200 milhões de dólares, cujo objectivo foi o de fortalecer as bases e preparar o terreno para crescimento sustentável no futuro.
Estas reservas, prossegue a nota, reforçam a sustentabilidade do subsector e exige das empresas inovação e fortalecimento das operações mineiras.
Segundo o comunicado, as empresas do subsector perspetivaram para o segundo semestre deste ano, um desempenho ainda mais robusto, principalmente em relação à produção e estão optimistas quanto comercialização, com a confiança de que os períodos festivos proporcionarão oportunidades valiosas.
Sobre conformidade fiscal, ficou o compromisso de as empresas pagarem os impostos dentro dos prazos estabelecidos no código geral tributário e noutra legislação acessória.
Em relação ao ambiente, as empresas comprometeram-se em melhorar os processos de recuperação das áreas degradadas e a construção de bacia de rejeitados para a rios.
Por outro lado, a nota informa que as empresas fizeram um investimento acima dos 100 milhões de dólares norte-americanos destinados a projetos que beneficiam as comunidades, no quadro das responsabilidades sociais.
Os participantes defenderam a implementação de projetos sustentáveis que impactam na vida das comunidades tendo tomado boa nota as recomendações feitas pelo governo da província da Lunda Norte a respeito da agricultura familiar e fomento ao empreendedorismo.
Durante três dias, as empresas diamantíferas fizeram o balanço de produção dos últimos cinco anos, da situação operacional do primeiro semestre deste ano, bem como fazer análise económica e financeira.
Fizeram parte da agenda, a gestão dos recursos humanos , programas de responsabilidade social e constragimentos das empresas.
O país conta com 22 minas em exploração e 40 projetos em prospecção.
Fonte: Angop