quinta-feira, junho 20, 2024
Home > Desporto > FAF adia Supertaça e arranque do Girabola

FAF adia Supertaça e arranque do Girabola

A disputada da Supertaça este domingo (3) e o Campeonato Nacional de futebol “Girabola2023/24”, no próximo dia 15, foram adiadas na sequência da sanção, sexta-feira, dos intervenientes Petro de Luanda e Académica do Lobito, pelo Conselho de Disciplina da FAF.

O Petro de Luanda, campeão nacional, e Académica do Lobito, finalista vencido da Taça de Angola, foram suspensos. O primeiro por dois anos de toda prática do futebol a o segundo com baixa de divisão.

Assim, de acordo com fonte da FAF, a prova, de abertura da época futebolística desportiva, fica, por enquanto, sem efeito.

O arranque do Girabola é adiado “sine die” por conta deste mesmo processo que terminou, igualmente, com uma punição ao 1.º de Agosto, com o pagamento de uma multa em valor correspondente a 2.000 UCF (1 UCF equivale a 88 kwanzas).

A 1.ª jornada do “Girabola2023-24” teria como principal confronto o “clássico” nacional 1.º de Agosto-Petro de Luanda, de acordo com o sorteio.

As formações sancionadas neste processo, respectivamente Académica do Lobito defrontaria o Isaac de Benguela, enquanto o Kabuscorp do Palanca se deslocaria ao reduto do Desportivo da Lunda Sul.

A Académica foi punida com baixa de divisão por corrupção no jogo n.° 22/2023 da Taça de Angola e multa em valor correspondente a 80.000 UCF, tal como o Kabuscorp do Palanca e multa em valor correspondente a 80.000 UCF.

O Treinador Agostinho Tramagal é suspenso por quatro anos e uma multa em valor correspondente a 6.000 UCF, por corrupção, enquanto Bento Kangamba, presidente da formação do Palanca por um período de quatro anos e punido com multa em valor correspondente a 6.000 UCF.

Os factos remontam de Junho último quando vazou um áudio nas redes sociais em que o treinador Agostinho Tramagal  revela pormenores sobre a vitória da Académica do Lobito ante o 1.° de Agosto, por 1-0.

No som, ouve-se o técnico dizer que recebeu três milhões de kwanzas do Petro de Luanda para vencer o jogo contra o D´Agosto. Acontecendo isso, os “tricolores” ascenderiam para a primeira posição do Girabola 2022-23.

Agostinho Tramagal relata que terá ficado com um milhão e dividido dois milhões para os jogadores em razão de 100 mil kwanzas cada

Fonte: Angop

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial