A moeda angolana recuperou face ao euro e mantém-se “estável” face ao dólar. Apesar de os sinais de apreciação do kwanza não serem expressivos – 1 dólar custa esta quinta-feira, 06, cerca das 09:00, 823,1 Kwanzas e 1 euro vale 895,7 kwanzas, de acordo com a taxa de câmbio média do BNA – o ciclo acelerado de depreciação está, pelo menos para já, suspenso.
A moeda nacional, que a Bloomberg colocou no segundo lugar do ranking das piores moedas a nível mundial em relação ao dólar norte-americano, depreciou-se, “na passada semana, 3,6% face ao dólar e 3,9% face ao euro”.
Na análise semanal do gabinete de estudos económicos do Banco Fomento Angola (BFA) sobre o andamento dos principais indicadores económicos angolanos, lê-se que, “depois de ter registado quebras diárias consecutivas a partir de Maio, entre quarta e sexta-feira [da semana passada] a moeda angolana apreciou 0,51% face ao euro, saindo dos 903,8 kwanzas por euro para 899,2 kwanzas por euro”.
“Quanto ao dólar, o movimento de quebras diárias continuou, porém a um ritmo bastante mais lento em relação aos anteriores, saindo de 822,4 kwanzas por dólar para 822,9 kwanzas por dólar”, lembram os analistas.
Desde o início do ano, “a moeda angolana conta com uma depreciação de 38,8% face ao dólar e 40,2% face à moeda da União Europeia”, lê-se ainda na nota do BFA.
Fonte: NJ