Domingo, Julho 14, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioDesportoFutebol do Petro suspenso por dois anos

Futebol do Petro suspenso por dois anos

A equipa de futebol do Petro de Luanda foi suspensa por um período de dois anos anunciou esta sexta-feira, em Luanda, o Conselho de Disciplina da Federação Angolana da modalidade.

Em nota a que à imprensa teve acesso, a FAF refere que a suspensão decorre do facto de o clube “tricolor”, instado a pronunciar-se sobre o teor do áudio que impactou pelas piores razões o exercício da modalidade no país, ter afirmado desconhecer oficialmente a situação.

 “Assim, nos termos previstos pelo artigo 19.° do Código de Ética da FIFA, subsidiariamente aplicável por força da alínea n) do art.° 2.° do Estatuto da FAF, o orgão de disciplina suspende a colectividade com efeitos imediatos de toda actividade futebolística, por um período dois anos”, lê-se no comunicado.

Na sequência, fica impedido de competir em qualquer prova neste período, por não cumprimento do dever de colaboração a que está adstrito com esta Federação, no âmbito do processo disciplinar instaurado.

Os factos remontam de Junho último quando vazou um áudio nas redes sociais em que o treinador Agostinho Tramagal  revela factos sobre a vitória da Académica do Lobito ante o 1.° de Agosto, por 1-0.

No som, ouve-se o técnico dizer que recebeu três milhões de kwanzas do Petro de Luanda para vencer o jogo contra o D´Agosto. Acontecendo isso, os “tricolores” ascenderiam para a primeira posição do Girabola 2022-23.

Agostinho Tramagal relata que terá ficado com um milhão e dividido dois milhões para os jogadores em razão de 100 mil kwanzas cada.

Refere ter negado uma oferta do 1.º de Agosto de sete milhões de kwanzas para deixar-se perder  e que tudo fez para permitir que o Kabuscorp do Palanca vencesse o jogo da meia-final da Taça de Angola, o que não veio acontecer.

Na sequência das deliberações do Conselho de Disciplina, o Clube Desportivo 1.° de Agosto é punido com multa de um valor correspondente a 2.000 UCF ( 1 equivale a 88 kwanzas), a ser pago em praso não superior a 20 dias, por inobservância dos seus deveres para com a FAF.

“Não obstante ter sido notificado para pronunciar-se sobre o conteúdo do aúdio, objecto do processo disciplinar, o grémio nada disse, incorrendo na violação do dever de cooperar”, lê-se na comunicação.

Sobre o jornalista Adolfo Manuel, afecto a Rádio Nacional de Angola, citado como intermediário na prática de actos de corrupção, recomenda-se cópias dos autos ao Conselho de Administração do órgão correspondente, Comissão de Carteira e Ética, além da Associação de Imprensa Desportiva (AIDA), para que, julgando conveniente, procedam a abertura do competente processo disciplinar.

O Treinador José Alberto Agostinho “Tramagal” é suspenso, com efeitos imediatos, por um período de quatro anos e uma multa em valor correspondente a 6.000 UCF, por corrupção.

Igualmente foi suspenso, com efeitos imediatos, de toda actividade futebolística, por corrupção, o Presidente do Clube Kabuscorp Sport Clube do Palanca, Bento dos Santos Kangamba, por um período de quatro anos e puni-lo com multa em valor correspondente a 6.000 UCF.

Considerando que a colectividade do Palanca constituiria o principal beneficiário do acordo, não obstante fracassado, da manipulação de resultados do jogo de n.° 22/2023 da Taça de Angola, punir a colectividade, com efeitos imediatos, com baixa de divisão por corrupção e multa em valor correspondente a 80.000 UCF.

A Académica Petróleos Clube do Lobito, com efeitos imediatos, também foi sancionado com baixa de divisão por corrupção no jogo n.° 22/2023 da Taça de Angola e multa em valor correspondente a 80.000 UCF.

Conforme o documento, o atleta Márcio Armando Gonçalves Luvambo, aquando das suas declarações a este Conselho, prestou falsas declarações ao evocar a montagem da sua chamada no áudio.

Assim, foi supenso, com efeitos imediatos, de toda actividade futebolística, por um ano, por violação do dever de cooperação neste processo disciplinar e corrupção relativa ao jogo 216/23 da 27.ª jornada do Girabola2022-23 e ainda sancionado com uma multa em valor correspondente a 3.000 UCF

Fonte: Angop

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE-spot_img
0FãsCurtir
SeguidoresSeguir

MAIS LIDAS