quinta-feira, junho 20, 2024
Home > Economia > Construção de duas centrais fotovoltaicas custa mais de USD 900 milhões

Construção de duas centrais fotovoltaicas custa mais de USD 900 milhões

A implementação dos projectos de construção das centrais fotovoltaicas de Laúca, província de Malanje, e de Catete (Luanda) vai contar com um financiamento global de 907 milhões 457 mil e 623 dólares, a serem concedidos, em crédito, pelo Banco de Exportação e Importação (EXIMBANK) dos Estados Unidos da América.

Segundo o Despacho Presidencial n.º 230/23, de 29 de Setembro, do valor total, USD 705,3 milhões (582,4 mil milhões de kwanzas) serão para financiar as infra-estruturas de energia solar, ao que acresce cerca de 202,1 milhões de dólares norte-americanos (Kz 166,8 mil milhões) para despesas sobre exposição a risco.

De acordo com esse documento a que à imprensa teve acesso esta quarta-feira, o dinheiro a ser emprestado pelo EXIMBANK vai ser usado nos contratos de empreitada, que compreendem o desenvolvimento e a concepção de projecto de engenharia, construção, supervisão e testes de funcionamento das centrais fotovoltaicas de Laúca e de Catete, com capacidade para produzir 400 MW e 104 MW, respectivamente.

Conforme o Despacho Presidencial publicado no Diário da República, o acordo desse financiamento será celebrado entre  Angola, representada pelo Ministério das Finanças (na qualidade de mutuário), e o EXIMBANK (mutuante), com a instituição financeira ING Capital LCC, na qualidade de agente deste banco.

Com isso, avança o documento, é delegada à ministra das Finanças, com a faculdade de subdelegar, para assinar os acordos do referido financiamento e toda a documentação com eles relacionada, em nome e em representação da República de Angola.

As obras das  empreitadas, tuteladas pelo Ministério da Energia e Águas, vão ser garantidas pelas empresas Sun África LCC, Omatapalo – Engenharia e Construção, bem como Omatapalo Inc, num total global de 735,8 milhões de dólares.

Fonte: Angop

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial