Caos nos mercados europeus enfurece UE e periga apoio a Kiev
A entrada em massa de grãos ucranianos nos mercados europeus, está a enfurecer agricultores de países como a Polónia, Eslováquia, Roménia, Hungria e Bulgária, o que, segundo dados avançados ontem pelo site de notícia, Bloomberg, pode retirar o apoio dos países da UE a Kiev.
“A insatisfação cresce devido à entrada em massa de grãos da Ucrânia no mercado europeu, o que pode levar Kiev a perder o apoio de países da UE”, escreveu a agência Bloomberg.
Ainda, segundo a Bloomberg, a Polónia e outros países vizinhos concordaram em ajudar a transportar os grãos da Ucrânia para os mercados mundiais depois que as exportações foram bloqueadas devido ao conflito. Contudo, alguns destes suprimentos estão a ser acumulados na Europa Oriental, o que coloca em risco o agronegócio local.
Os agricultores da Polônia, Romênia, Eslováquia, Hungria e Bulgária começam a ter problemas financeiros devido aos baixos preços causados pelo influxo de grãos ucranianos, e por não poderem vender os seus estoques antes da próxima safra.
A media europeia afirma que, esse problema, ameaça desestabilizar os mercados europeus, e faz com que os políticos da parte oriental da UE questionem o apoio à Ucrânia.
Por sua vez, os agricultores descontentes na Polónia e na Eslováquia, países que terão eleições em breve, podem votar nos candidatos que escolhem apoiar o seu próprio povo em vez do regime de Kiev.
Fonte: JA