Pelo menos 1.586 pessoas já foram operadas, em todo o país, desde o início da campanha massiva de cirurgias grátis, que decorre em oito unidades hospitalares das províncias de Luanda e Bié, segundo dados avançados, este sabado, pelo Ministério da Saúde (MINSA).
Até sexta-feira, foram feitas 417 cirurgias pediátricas, cataratas (297), urológicas (196), hérnias (195), fístulas obstétricas e outras (138), lábio leporino (121), colostomia e ileostomia (104), ginecológicas (72) e hidrocefalia (46).
A campanha massiva de cirurgias, iniciada a 7 do mês em curso, tem duração de um mês. Apenas terminou, na semana passada, a nível do Hospital Walter Strongway, na província do Bié, onde foram feitas 150 cirurgias a crianças com lábio leporino e fenda do palato.
Segundo o balanço do MINSA, só na última sexta-feira foram realizadas 136 intervenções cirúrgicas, sendo 34 cirurgias de cataratas, 18 de hérnias, 33 cirurgias pediátricas, 22 urológicas, duas de hidrocefalia, seis ginecológicas, oito de fístulas obstétricas e 13 de colostomia e ileostomia.
A campanha massiva está a ser realizada nos hospitais Américo Boavida, Geral de Luanda, Materno-Infantil Dr. Azancot de Menezes, Josina Machel, Pediátrico David Bernardino, Complexo Hospitalar Dom Alexandre do Nascimento, Instituto Oftalmológico Nacional de Angola e Dr. Walter Strangway, este último na província do Bié, que já concluiu o ciclo de cirurgias.
No primeiro dia da campanha, esses hospitais realizaram 184 cirurgias, sendo 51 de cataratas, cinco de fístula obstétrica, dez de colostomias e leostomias, 13 de hidrocefalias, 11 de urologia e 43 ao lábio leporino.
Fonte: JA