Quinta-feira, Julho 18, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioNotíciasBurla de cartões bancários em Angola duplicou em 2022

Burla de cartões bancários em Angola duplicou em 2022

A burla  por via de cartões de débito no país, duplicou em 2022, em relação ao ano anterior, com um total de 4.587 ocorrências registadas, contra os 2.294 de 2021, disse hoje a EMIS.

De acordo com a informação transmitida pelo administrador executivo da EMIS, empresa angolana interbancária de serviços, Joaquim Caniço, apontou os roubos e furtos de “cartões multicaixa, pelo descuido ou desatenção que as pessoas”, como as principais tipologias criminais.

“Estas (burlas via Multicaixa Express) registaram uma diminuição. Em 2021, tivemos cerca de 594 burlas e até agora estamos com 170, significa dizer que estamos com uma redução a volta de 424 burlas”, explicou.

Joaquim Caniço referiu que a redução de burlas via Multicaixa Express decorre de “esforços e medidas” que a empresa tem estado a desenvolver, sobretudo no seio dos utilizadores, tido como o elo mais fraco, entre eles este projeto “Cidadão Digital”.

Hoje em dia, explicou, na ocasião, Duano Silva, outro administrador executivo da EMIS, as fraudes mais frequentes “são a clonagem de cartões, significa que os grupos de delinquentes conseguem copiar a banda do cartão”

“E com o reforço que fizemos em investimentos, alteramos a tipologia de cartões com a introdução de um novo tipo de cartões que têm um pequeno chip, onde tem a informação e por ser inviolável reduz muito o número de fraudes com a clonagem de cartões”, frisou.

A troca de cartões multicaixa à boca dos caixas automáticos é o outro tipo de fraude muito frequente em Angola, como destacou Duano Silva, assegurando que o projeto ora apresentado “também vem alertar para maior atenção com o reforço da educação dos cidadãos”

“Dai que fizemos muitos investimentos para validar, por exemplo, a nível da adesão do Multicaixa Express o número do telemóvel dos clientes associado à respetiva conta bancária”, concluiu.

Fonte: CK

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE-spot_img
0FãsCurtir
SeguidoresSeguir

MAIS LIDAS