sábado, maio 18, 2024
Home > Economia > Banco Europeu disponibiliza 54,5 milhões de euros para a Saúde

Banco Europeu disponibiliza 54,5 milhões de euros para a Saúde

O Banco Europeu de Investimento vai financiar, com 54,5 milhões de euros, o Projecto de Resiliência em Saúde (PRS) do Executivo angolano, que tem como foco os cuidados primários, informou, terça-feira, a ministra Sílvia Lutucuta.

Segundo a governante, o projecto, que também conta com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), foi, inicialmente, desenhado para dar resposta à pandemia da Covid-19.

A ministra da Saúde, que falava na abertura do encontro do Comité de Direcção do PRS, adiantou que este projecto, planificado para um período de dois anos de implementação, está na fase inicial de coordenação e operacionalização e foi estruturado para fortalecer o Sistema Nacional de Saúde, dar resposta às necessidades actuais do sector, bem como melhorar a saúde e o bem-estar da população.

De acordo com Sílvia Lutucuta, o Comité de Direcção do PRS, que deverá reunir-se trimestralmente, tem a tarefa de acompanhar a implementação do projecto, “assegurando uma comunicação eficaz entre todas as partes envolvidas e elaborando recomendações pertinentes para o sucesso do projecto”.

“Torna-se assim fundamental, agora mais do que nunca, agirmos para mantermos os ganhos alcançados, transformando as lições aprendidas em acções assertivas para o alcance dos objectivos do desenvolvimento sustentável”, sublinhou Sílvia Lutucuta, citada pela Lusa.

O 31º Conselho Consultivo do Ministério da Saúde, realizado em Dezembro do ano passado, no Soyo, província do Zaire, recomendou o reforço dos cuidados primários de saúde nos municípios, para responder às necessidades da população e os desafios demográficos.

Os participantes defenderam, igualmente, a necessidade do reforço permanente do pacote integrado dos cuidados de saúde aos cidadãos, incluindo o tratamento de observação directa e a educação para a saúde, visando a participação no autocuidado.

Fonte: JA

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial