O Bairro da Santa Iria, na província do Huambo, conta com uma clínica, afecta à Igreja Católica, para reforçar a assistência médica à população da região. A clínica chama-se “Irmã Landi”, pertencente à congregação das Irmãs Franciscanas da Natividade de Nossa Senhora, em reconhecimento dos seus feitos. A homenageada morreu no ano passado, vítima de Covid-19.
Na cerimónia de inauguração, a governadora Lotti Nolika disse que o empreendimento social vai ajudar a descongestionar as unidades sanitárias de referência da província, com realce para o Hospital Geral local.
Em declarações, a madre Maria Conde disse que a Irmã Landi foi a mentora do projecto, que começou em 2009.
A irmã superior da Congregação Franciscana da Natividade de Nossa Senhora, Maria Conde, explicou que a unidade sanitária presta serviços de Pediatria, Medicina e Puericultura. A instituição, adiantou, vai atender pacientes de várias localidades, assim como tem uma ala para a vacinação, a ser feita em parceria com a Delegação Provincial da Saúde.
O arcebispo do Huambo, Zeferino Zeca Martins, fez saber que a clínica vai ajudar pessoas necessitadas e fazer com que a população do Bairro da Santa Iria, assim como de outras localidades vizinhas, tenha cuidados médicos adequados e cada vez mais próximos de suas residências.
Fontes: JA