A fábrica de montagem de autocarros vai produzir por ano, mil veículos da marca Volvo, a partir de 2025.
O projecto está a ser implementado numa área de 24 hectares na Zona Franca da Barra do Dande, e terá cinco fases, sendo que a primeira é de desmatação, e acomodação dos solos, e a seguir virá a fase de vedação do espaço e exploração das infra-estruturas e edifícios industriais.
O referido projecto está avaliado em 90 milhões de dólares provenientes do Afrique Sim Bank e que envolve os grupos empresários, Opoia, Auto-Sueca e Volvo, que a partir do terceiro trimestre de 2025 irão colocar no mercado nacional e regional mil autocarros da marca Volvo.
A prioridade do projecto é a componente social, pois irá gerar mil empregos directos, e os futuros profissionais vão beneficiar de formação on job nos domínios da montagem dos autocarros e capacitação em condução.
Agostinho Capoia, PCA do Grupo Opoia, disse que a visão é poder abastecer não só o mercado angolano, mas também outras regiões de África.
O Secretário de Estado para os Transportes Terrestres, José Bengue, salientou que será um grande benefício para Angola, pois o esforço feito para importação é muito grande.
Fonte: CK