sexta-feira, junho 14, 2024
Home > Andebol > Angola defronta a Tunísia nos quartos-de-final

Angola defronta a Tunísia nos quartos-de-final

A selecção nacional sénior feminina de andebol, conhecida por “Pérolas”, defronta hoje a similar da Tunísia, em partida válida para os quartos-de-final da 25ª edição do Campeonato Africano das Nações, que decorre em Dakar, Senegal. É o mata-mata. Quem perder deixa, mais cedo, o palco da prova.

Mais que o favoritismo de Angola, diante de uma Tunísia “decadente” vai pesar o facto de terem sido estes que, em 2014, venceram (31-30) Angola, pela última vez. Em consequência, a nossa selecção falhou o título, ficou em terceiro lugar e Vivaldo Eduardo, então seleccionador, foi mandado para casa.

É chegada a hora da desforra de Vivaldo Eduardo. Já não é o português, Paulo Pereira, quem comanda tecnicamente as tunisinas, mas, não importa quem seja. Vivaldo tem memória fresca. É vingança!

As Pérolas já tiveram oportunidade para tal. Venceram as tunisinas (36-17) em Lu-anda, na edição de 2016.  Angola voltou a bater a Tunísia, na última edição, 2021, nos Camarões, por 27-23, no jogo da meia-final.

Nos desafios directos, na verdade, é Angola quem mais ganhou. Hoje não pode ser diferente. As nossas senhoras estão motivadas. Saíram invictas da primeira fase da prova, enquanto as da Tunísia acabaram a fase de grupos no modesto terceiro lugar, com duas derrotas em quatro jogos.

Inicialmente tida como favorita, a Tunísia “estragou as fichas” ao consentir derrotas diante do Egipto e da República do Congo no grupo preliminar “C”. Diante de Angola, em princípio, não tem qualquer chance.

As “Pérolas”, que vêm de uma campanha tranquila, apenas são pressionadas pela própria ansiedade que lhes tem roubado tranquilidade na execução dos lances. É a 18ª presença de Angola na fase do título da competição.

Angola começou a prova com vitória, 29 – 17, sobre a Argélia. Na segunda jornada a vitória, 38-15, foi sobre a selecção de Cabo Verde. No encerramento da fase de grupos, as angolanas foram mais fortes que as congolesas da RDC, por 35-22, com favoráveis 17-14, ao intervalo.

Ainda hoje estão previstas as partidas Camarões – RDC, Egipto – Senegal e Congo – Argélia, para o complemento dos quartos-de-final. Também estão previstos jogos das classificativas do 9º ao 12º lugar.

Fonte: JA

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial