O Presidente da República foi recebido nesta quarta-feira, 21, pelo homólogo da República Checa, no quadro da visita oficial que realiza àquele país da Europa do Leste.
Antes das conversações entre as delegações presidenciais, ocorreu o encontro entre João Lourenço e Petr Pavel, no palácio.
Ainda nesta quarta-feira o titular do poder executivo angolano deslocou-se ao Senado e à Câmara dos Deputados onde manteve também, um encontro com o Primeiro-Ministro checo.
João Lourenço teve igualmente uma conversa com os profissionais da comunicação social, em Praga. A conferência de imprensa contou com a presença do anfitrião Petr Pavel.
Sobre a deslocação do Presidente da República à Checa o especialista Horácio Nsimba fala que há vantagens no âmbito das relações comerciais e diplomática.
Disse, por outro lado, que a diplomacia tem impacto quando os seus efeitos têm reflexo na vida económica. Entretanto para Horácio, este facto ainda é uma miragem.
As relações político-diplomáticas entre Angola e a Checa datam do período da guerra-fria, quando este país estava ligado à República Eslovaca, a então Checoslováquia, desintegrada a 01 de Janeiro 1993, depois de fazer parte do bloco socialista.
Fonte: CK