sábado, setembro 23, 2023
Home > Economia > Vera Daves cria Unidade de Controlo Interno para “melhor gestão dos recursos financeiros públicos” Evitar despesas não previstas no OGE e identificar tendências de risco financeiro são algumas das tarefas da UCI

Vera Daves cria Unidade de Controlo Interno para “melhor gestão dos recursos financeiros públicos” Evitar despesas não previstas no OGE e identificar tendências de risco financeiro são algumas das tarefas da UCI

A ministra das Finanças, Vera Daves, criou uma unidade de controlo interno (UCI) para monitorar a gestão orçamental, financeira e patrimonial da Administração Central e Local do Estado.

A UCI, segundo o documento consultado pela imprensa, visa assegurar a gestão dos recursos financeiros públicos, “de acordo com as normas éticas, jurídicas e técnicas” que regem a execução do Orçamento Geral do Estado (OGE).

A esta unidade de controlo compete, por exemplo, garantir o controlo prévio para evitar despesas não previstas no orçamento ou que ultrapassem o montante de crédito orçamental autorizado.

Compete igualmente à UCI realizar o controlo interno, de modo a garantir o cumprimento das regras de execução orçamental, no que diz respeito à realização de despesas dos órgãos públicos, identificar as tendências de risco financeiro e orçamental e comunicar essas informações à ministra das Finanças.

A UCI é também responsável por acompanhar o cumprimento das obrigações do Estado para com terceiros.

Diz o documento assinado pela titular da pasta das Finanças angolanas que “é necessário imprimir maior eficiência e autonomia funcional ao processo de monitorização e controlo do cumprimento das normas jurídicas e técnicas que regem a execução do Orçamento Geral do Estado por parte dos Órgãos do Sistema Orçamental”.

A nova unidade de controlo interno deverá igualmente assegurar as funções de controlo interno dentro do Ministério das Finanças e analisar o grau de consistência e fiabilidade das informações produzidas pelos órgãos de soberania, departamentos ministeriais, fundos autónomos, institutos públicos, serviços e externos.

Deverá ainda analisar a qualidade da despesa e a forma como ela é realizada pelas entidades integradas no domínio da Administração Central.

A UCI, coordenada pela secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público, é constituída por uma equipa técnica de 16 pessoas, coordenadas por Adérito Mazango, director, e Vwanda Lúcio, directora-adjunta.

Fonte: NJ

Please follow and like us:

Leave a Reply

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
%d blogueiros gostam disto: