sexta-feira, junho 14, 2024
Home > Crime > SIC apreende 1 tonelada de açúcar por especulação de preços – Comerciantes adquiriam o saco de 50 kg na BIOCOM a 30 mil kz e vendiam-no a 69 mil

SIC apreende 1 tonelada de açúcar por especulação de preços – Comerciantes adquiriam o saco de 50 kg na BIOCOM a 30 mil kz e vendiam-no a 69 mil

O Serviço de Investigação Criminal (SIC), através da sua direcção central de combate aos crimes económicos e contra a saúde pública, em sede de um trabalho investigativo que visou apurar as razões da subida galopante dos preços de produtos da cesta básica nos últimos dias, apreendeu, esta quarta-feira,11, uma tonelada de açúcar, por especulação de preços, em três grandes empresas do sector comercial, soube à imprensa.

Trata-se das empresas NEWACO, ZARA, MAFCON e FUKUR, que vendiam o açúcar a mais do dobro do preço a que adquiriam o produto.

Segundo o SIC-geral, estas empresas foram apanhadas em flagrante a comercializar o saco de 50 kg de açúcar de marca “Kapanda” entre os 56.000 e os 69.000 kz,.

Conforme o Serviço de Investigação Criminal, do trabalho em curso foi apurado que o açúcar é adquirido no País, concretamente na BIOCOM, por 30 mil kz, em sacos de 50 kg.

“Os preços descritos com estas margens de lucro indiciam o crime de especulação”, refere o SIC.

Segundo o SIC, alguns comerciantes temem uma possível escassez no mercado nacional deste produto e mantêm em stock grandes quantidades, o que está a fomentar a procura.

“Estão a manter em stock para fomentarem a procura, cometendo desta forma o crime de açambarcamento. Por isso, alertamos os cidadãos para denunciarem os casos de especulação de preços”, disse à imprensa Manuel Halaiwa, director do gabinete de comunicação institucional e imprensa do SIC-geral.

Fonte: NJ

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial