Sem nenhum país africano no top 5, Singapura tem o passaporte mais poderoso do mundo
Segundo o Índice de Passaportes Henley, Singapura tem o passaporte mais poderoso do mundo, tendo destronado do primeiro lugar do ranking, o Japão, que ocupava a liderança há cinco anos. Os cidadãos naturais de Singapura podem visitar 193 destinos no mundo sem visto, num total de 227. Portugal surge também no top 5.
No segundo e terceiro lugares do ranking dos países com os passaportes mais poderosos encontram-se Alemanha, Espanha e Itália (segundo lugar, com acesso a 190 países) e Áustria, Finlândia, França, Japão, Luxemburgo, Coreia do Sul, e Suécia (terceiro lugar, com acesso a 189 países).
Assim fica completo o top 5 dos países com os passaportes mais poderosos do mundo:
Singapura (193 destinos)
Alemanha, Itália e Espanha (190), Japão, Áustria, Finlândia, França, Luxemburgo, Coreia do Sul e Suécia (189), Dinamarca, Irlanda, Países Baixos e Reino Unido (188), Bélgica, República Checa, Malta, Nova Zelândia, Noruega, Portugal e Suíça (187).
No lado oposto está o Afeganistão, sendo que os afegãos apenas podem viajar para 27 países sem visto. Seguem-se entre os países com os passaportes menos valiosos o Iraque (29 países) e Síria (30 países).
O Índice de Passaportes Henley mede a liberdade de viajar a nível mundial em termos de acesso a países com isenção de visto ou visto à chegada, com base nos dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), e é actualizado em tempo real ao longo do ano, à medida que entram em vigor alterações às políticas de visto.
Fonte: PL