Seis províncias foram seleccionadas para o fomento do turismo. Segundo o Instituto de Fomento do Turismo (INFORTUR), a priorização de Benguela, Luanda, Huíla, Namibe, Cuando Cubango, Malanje e Zaire consiste no facto de possuírem de boas estradas e hotéis de qualidade, considerados recursos turísticos estratégicos, disse Afonso Vita, do INFORTUR.
Segundo a fonte que temos vindo a citar foram avaliados 15 recursos estratégicos exclusivos. Afonso Vita disse que a nível do Lubango foram já seleccionados locais como a Tundavala, uma das sete maravilhas de Angola, bem como o Miradouro da Serra da Leba, ao passo que no Namibe estão as Colinas do Curoca e as Lagoas do Arco, locais onde serão instalados equipamentos para facilitar os turistas.
Lembrou que foi feito um levantamento técnico no âmbito das seis províncias e depois disso foi submetida à avaliação e aprovação a nível do Conselho de Ministros, sendo que este ano inicia a sua operacionalização, o que vai garantir uma dinamização do sector em todas as vertentes.
De recordar, que a cidade do Lubango, província da Huíla, acolhe de dois a quatro de Maio do ano em curso, a sétima edição da Bolsa Internacional de Turismo (BITUR), uma iniciativa do Ministério da Cultura e Turismo.
Fonte: CK