Procurador pede alteração da data de julgamento de Trump
O gabinete do procurador especial norte-americano pediu no sábado que o antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, seja julgado em Dezembro na questão dos documentos de Mar-a-Lago, devido à forma cuidadosa que devem ser tratados os registos classificados.
Segundo a imprensa norte-americana, o julgamento de Trump estava agendado para meados de Agosto, embora esperava-se por um atraso. Contudo, ainda de acordo com a media americana, a solicitação do gabinete do procurador especial dos EUA não é ainda um dado certo, visto que a equipa de Trump pode pedir um cronograma diferente.
O pedido dos promotores na sexta-feira, aconteceu com o surgimento de novos processos que regem os preparativos a serem feitos no caso antes do julgamento pelo Departamento de Justiça e pela equipa de defesa de Trump.
“Este caso não é tão incomum ou complexo … porque tem apenas dois réus, envolve teorias directas de responsabilidade e não apresenta novas questões de facto ou direito. No entanto, o caso envolve informações classificadas e exigirá que o advogado de defesa obtenha as autorizações de segurança necessárias”, escreveram os promotores no processo.
“Além disso, o processo legal associado sob a Lei de Procedimentos de Informações Classificadas injetará tempo adicional na preparação para o julgamento que, de outra forma, não estaria envolvido”, continuaram.
Ao definir uma data inicial para o julgamento criminal de Trump no início desta semana, a juíza distrital Aileen Cannon observou que as partes poderiam pedir para adiar a data do julgamento devido às complexidades do caso e questões relacionadas a informações classificadas.
Fonte: JA