Rússia acusa Europa de prolongar guerra na Ucrânia

A Rússia acusou, hoje, a Europa de querer que a guerra na Ucrânia prossiga, sem ter em conta uma resolução pacífica para o conflito.
“Infelizmente, o que vemos da parte dos europeus é um enfoque na continuação da guerra”, explicou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, citado pela AFP e retomado pela Lusa.
Para o responsável russo, ao contrário dos europeus os Estados Unidos da América “continuam a trabalhar na direcção” da resolução do conflito “com os europeus e os ucranianos”, acrescenta outra fonte, a agência de notícias russa TASS.
“Além disso, como é óbvio, esperamos que os europeus e os ucranianos demonstrem estar empenhados em encontrar uma solução pacífica”, concluiu Peskov, antes de acusar a Europa de querer prolongar a guerra, reportou a agência noticiosa portuguesa.
O Presidente francês, Emmanuel Macron, recebe, hoje, em Paris o chefe da diplomacia norte-americana, Marco Rubio, e o enviado especial dos Estados Unidos Steve Witkoff para conversações sobre o conflito na Ucrânia.
Na última quarta-feira, o Departamento de Estado dos EUA anunciou que Rubio e Witkoff vão manter conversações com os parceiros europeus para “avançar na meta do Presidente Donald Trump de pôr fim à guerra entre a Ucrânia e a Rússia e travar o derramamento de sangue”, pode ler-se na publicação.
Fonte: JA