O Presidente João Lourenço autorizou, via ajuste directo, uma despesa no valor de 3,5 milhões de euros (3,2 mil milhões de kwanzas), para a aquisição de uma plataforma IBM LinuxONE para fortificar o Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação das Finanças Públicas (SETIC-FP).
De acordo com o Despacho Presidencial n.º 134/24, de 20 de Junho, “o universo das finanças públicas demanda a necessidade de asseguramento permanente e contínuo dos seus sistemas, visando garantir a criação e manutenção de um ambiente cada vez mais seguro de produção e de recuperação de desastres”.
Por este motivo, avança o diploma presidencial, “houve a necessidade de se munir o Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação das Finanças Públicas (SETIC-FP) de meios técnicos e operacionais indispensáveis para o alcance dos seus objectivos, que consistem no planeamento, desenvolvimento e operacionalização dos sistemas de informação e infra-estruturas tecnológicas e de comunicação para o Ministério das Finanças e órgãos superintendidos”.
IBM LinuxONE é um servidor Linux de nível empresarial que combina a experiência da IBM no desenvolvimento de sistemas empresariais com a liberdade do sistema operacional Linux.
O LinuxONE oferece uma plataforma sustentável e ciber-resiliente para aplicações de nuvem híbrida e Inteligência Artificial (IA), o que também pode ajudar a reduzir o Custo Total de Propriedade (Total Cost of Ownership, TCO, na sigla inglesa), por meio da consolidação de cargas de trabalho.
À ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, foi delegada a competência, com a faculdade de subdelegar, para a aprovação das peças do procedimento, bem como para a adjudicação, celebração e assinatura do correspondente contrato.
Fonte: AN