A Polícia Nacional desmantelou, nos dias 7, 8 e 9 do corrente mês, vários grupos de garimpeiros que exploravam ouro na localidade de Mpompo, município da Jamba, província da Huíla, revelou, ontem, o porta-voz do Comando Provincial.
O inspector-chefe Fernando Tongo informou, ao Jornal de Angola, que a operação Ngango resultou na detenção de 23 indivíduos, com idades compreendidas entre 20 e 53 anos, bem como apreensão de diversos meios utilizados pelos garimpeiros.
O porta-voz do Comando Provincial da Polícia Nacional precisou que os efectivos apreenderam 13 motorizadas, das quais dez de duas rodas, seis TV Plasmas de 32, 42 e 14 polegadas, dez geradores de diversas marcas e 90 pás.
O inspector-chefe informou que a operação resultou, igualmente, na apreensão de 16 bidões de gasolina de 20 litros cada, cinco colunas de som, cinco botijas de gás butano de 12 kg, 35 picaretas, 15 embrulhos e sete bacias contendo cascalho, três almofarizes e igual número de marretas.
Fernando Tongo referiu que, em posse dos garimpeiros, efectivos da Polícia encontraram sacos de fuba, enxadas, 12 amplificadores de som, balança de medição de ouro, dois sacos de cannabis vulgo liamba e entre outras ferramentas.
O Comando Provincial da Polícia Nacional informou que a operação continua de modo a desincentivar a exploração ilegal do minério, prática que tem causado a morte de vários cidadãos soterrados devido ao deslizamento de terra.
Fonte: JA