sexta-feira, junho 14, 2024
Home > Economia > Negócio do peixe é mais rentável que o petróleo

Negócio do peixe é mais rentável que o petróleo

O negócio do peixe dá mais benefícios financeiros que o petróleo, diz o empresário Adérito Areias, na III Conferência E&M Sobre Economia Azul, “o cluster do mar para além do petróleo”.

O empresário que entre outros investe na produção de sal realçou, durante uma intervenção na III Conferência E&M Sobre Economia Azul, que teve lugar ontem, que o “peixe dá mais que o petróleo”. “O peixe é diabólico e dá muito dinheiro”, ironizou o também conhecido Rei do Sal, dirigindo-se à plateia.

Adérito Areias defendeu, por isso, uma maior reorganização do Ministério das Pescas e Recursos Marinhons, desafiando o órgão a promover um uma abordagem transversal sobre o sector das pescas. “Precisamos realizar um encontro profundo sobre as pescas”, apelou.

“O único sítio que quem pesca também e vende é em Angola. Na Namíbia há controlo, não pode pescar e vender ao mesmo tempo”, afirmou, acrescentando que no período colonial, quem pescava não poderia ao mesmo tempo vender.  “O colono não deixava ninguém vender”, recordou.

Acusou o ministério das Pecas como sendo um dos departamentos ministeriais de que é difícil chegar a acordos, como por exemplo, a definição do preço do pescado, para além de uma entidade vocacionada à venda do peixe.

“Nós no sal não temos problema, desde que a associação dos produtores do sal tomou a liderança, neste momento são eles que fazem a venda. O dia em que o peixe será vendido por outra entidade o problema das Pescas vai acabar, o Estado vai ganhar mais, vai ter dados fiáveis sobre o que, de facto, se pesca e pode pôr imposto sobre o que pescamos”, apontou.

A III Conferência E&M Sobre Economia Azul é uma iniciativa da revista Economia & Mercado que debateu pelo terceiro ano consecutivo os avanços da implementação da Estratégia Nacional para o Mar de Angola.

Fonte: NM

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial