Domingo, Julho 14, 2024
spot_img
spot_img
spot_img
InícioAndebolMundial de Andebol: Angolanas e camaronesas estão no Pote 3 do sorteio

Mundial de Andebol: Angolanas e camaronesas estão no Pote 3 do sorteio

Angola (campeã africana), Sérvia, Japão, Ucrânia, Groenlândia, Argentina, China e Camarões (vice-campeãs) integram o Pote 3, do sorteio a ser realizado amanhã, às 16h30, em Gotemburgo, Suécia, referente à 26ª edição do Campeonato do Mundo sénior feminino de andebol.

Com a indicação dos potes, as distintas participantes já sabem com quem não cruzam na fase preliminar do Mundial, a ser disputado de 27 de Novembro a 17 de Dezembro, na Dinamarca, Noruega e Suécia. Dinamarca, Noruega, Montenegro, França, Holanda, Suécia, Brasil e Alemanha completam o Pote 1. No 2 constam, Eslovénia, Espanha, Croácia, Coreia do Sul, Hungria, Roménia, Polónia e República Checa. No Pote 4 estão perfilados, Congo, Senegal, Paraguai, Irão, Cazaquistão, Chile, Áustria e Islândia. Na presente edição, a Federação Internacional de Andebol (IHF) concedeu dois Will Cards (convites) à Áustria e à Islândia.

A Áustria participa pela 14ª vez, e o melhor resultado foi o terceiro lugar em 1999. A Áustria tem o histórico de 43 dos 90 jogos disputados. A Islândia vai competir pela segunda vez, após 12 anos, tendo terminado no 12º posto da tabela classificativa no Mundial do Brasil, em 2011.

Antes do sorteio, a IHF já definiu os grupos e sedes da fase preliminar de oito das 32 selecções. Nas vestes de anfitriãs, a Suécia integra o Grupo A, com sede em Gotemburgo. Noruega (campeã mundial) joga no C, na cidade de Stavanger, enquanto a Dinamarca está no E, em Herning. Montenegro, medalha de bronze do europeu de 2022, joga no Grupo B, em Helsingborg, ao passo que a França (campeã olímpica) está no D, em Stavanger. Alemanha está no F, e joga a fase de grupos em Herning. Espanha e Holanda estão inseridas nos Grupos G e H, com sede em Frederikshavn.

 O Mundial é disputado por 32 países divididos em oito grupos, de quatro selecções cada. Os três primeiros de cada grupo apuram-se para a segunda fase da prova, denominada “Main Group”, enquanto as outras selecções jogam a Copa do Presidente.

As 24 selecções apuradas para a fase seguinte são divididas em quatro grupos,  de seis nações cada. As duas primeiras de cada grupo disputam os quartos-de-final, e os vencedores jogam às meias-finais e final.

Selecção Nacional

Angola disputa o Campeonato do Mundo pela 17ª vez consecutiva, sendo a primeira em 1990. Na última edição, com palco em Espanha, o combinado nacional ocupou o 25º posto da tabela classificativa, na época às ordens de Filipe Cruz.

Sob a batuta de Vivaldo Eduardo, as campeãs africanas ambicionam melhorar a prestação passada. Os aproveitamentos das diferentes semanas da IHF, com jogos de controlo, constam da preparação das comandas de Vivaldo Eduardo.

Antes do Mundial, as Pérolas disputam em casa o Torneio Pré-Olímpico de qualificação aos Jogos Olímpicos Paris’ 2024. A prova serve igualmente de preparação para a competição das escandinavas. 

Fonte: JA

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- PUBLICIDADE-spot_img
0FãsCurtir
SeguidoresSeguir

MAIS LIDAS