Moeda nacional continua trajectória de descida vertiginosa: Dólar ultrapassa barreira dos 800 kz e euro já está a 872,5 kz
A moeda nacional continua em queda livre, apesar de o Banco Nacional de Angola (BNA) ter colocado à disposição do mercado 321 milhões de dólares através da Bolsa de Dívida e Valores de Angola. O dólar ultrapassou a barreira psicológica dos 800 kwanzas, enquanto a moeda europeia está a custar 872,5 kz.
No mercado informal, os poucos dólares e euros que chegam às mãos das kinguilas, como são conhecidas as mulheres que se dedicam à compra e venda de divisas, são negociados caso-a-caso, verificou à imprensa.
O elevado volume de pagamento da dívida aos credores internacionais no mês de Maio, que levou a que a oferta de divisas tenha diminuído, e a queda do preço do petróleo provocaram uma acentuada descida do valor do kwanza, que se tornou na moeda africana mais fraca em relação ao dólar.
O petróleo representa mais de 90% das exportações do País e as exportações de crude, no primeiro trimestre deste ano, caíram cerca de 30% face ao ano anterior, ou seja, o Brent, que serve de referência para as exportações angolanas, foi negociado a 82,10 USD o barril em média, no primeiro trimestre de 2023, comparativamente aos 97,90 USD no mesmo período do ano passado.
Fonte: NJ