Horas depois de a UNITA ter manifestado preocupação pelo atraso salarial na função pública, que habitualmente têm sido pagos entre os dias 22 a 25 de cada mês, o Executivo, através do Ministério das Finanças (MINFIN), veio a público esclarecer que o problema será resolvido até segunda-feira, dia 5.
Em declarações à Televisão Pública de Angola (TPA), o director nacional da tesouraria do MINFIN, esclareceu que houve problemas no sistema interno, sem entrar em detalhes, mas que já está resolvido.
“Para o efeito, alguns começam a receber os seus salários já nesta sexta-feira e outros no Sábado e no Domingo, sendo que todos ficam pagos até segunda-feira”, esclareceu Marlon Lima.
Segundo o MINFIN, até ao momento estão pagos 60 por cento dos funcionários da função pública e os outros 40 por cento serão pagos até à próxima semana.
O director do tesouro nacional salienta que o problema que o sistema de pagamento sofreu não irá impedir os futuros pagamento porque a situação já está resolvida e controlada.
Antes a UNITA considerou “inaceitável que tal situação prevalecesse sem explicações do Executivo, como noticiou à imprensa esta quarta-feira, após o comunicado do ” Galo Negro“.
Fonte: NJ