sexta-feira, junho 14, 2024
Home > Notícias > Lula da Silva na Cidade Alta para encontro com João Lourenço

Lula da Silva na Cidade Alta para encontro com João Lourenço

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio “Lula” da Silva, encontra-se já no Palácio Presidencial, em Luanda, onde está previsto um encontro com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, seguido da assinatura de acordos entre os países.

No Palácio Presidencial, na Cidade Alta, estão igualmente previstas conversações oficiais a nível de delegações governamentais, discursos dos dois Chefes de Estado e assinatura de acordos de cooperação.

Na forja estão, pelo menos, 11 acordos de cooperação, com destaque para os sectores da agricultura, saúde, educação inclusiva, transportes, criação de pequenas e médias empresas.

Durante a cerimónia Angola e o Brasil poderão rubricar, também, acordos relativos ao processamento, tratamento e transferência de dados da Administração Pública, bem como sobre o apoio recíproco a candidaturas em instituições internacionais.

O Presidente Lula da Silva chegou a Luanda na noite de quinta-feira, proveniente de Joanesburgo, África do Sul, onde participou, de 22 a 24, na 15ª Cúpula do BRICS, bloco de países de economias emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

A cooperação entre Angola e o Brasil teve início a 11 de Junho de 1980, com a assinatura do Acordo de Cooperação Económica, Científica e Técnica.

No âmbito desse acordo, os dois países desenvolveram a cooperação bilateral nas áreas da saúde, cultura, administração pública, formação profissional, educação, meio ambiente, desporto, estatística e agricultura.

O Brasil foi o primeiro país do mundo a reconhecer a independência de Angola, proclamada a 11 de Novembro de 1975, pelo então Presidente António Agostinho Neto. 

Fonte: Angop

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial