A capital angolana, Luanda, vai acolher, no dia 9 deste mês, o 14º Fórum sobre Energia, Água e Ambiente de Jovens Empresários da União Europeia (JEUNE), com vista à melhoria do ambiente de negócios nestes sectores e reforço de parcerias empresariais.
O evento, a ser promovido pela JEUNE, em colaboração com a Zona Económica Especial (ZEE), serve de antecâmara do “FIN Business Fórum Angola”, a decorrer em Julho próximo. Segundo o presidente dessa agremiação, Alberto de Carvalho, o fórum visa também a troca de experiências entre os jovens empresários e estudar as melhores soluções para contribuir no processo de diversificação económica do país.
Em conferência de imprensa, realizada esta quinta-feira, na ZEE, a fonte disse que os participantes ao certame vão reflectir em torno de questões relacionadas com as infra-estruturas de energia, água e meio ambiente, factores que servem de mola impulsionadora para qualquer economia.
Acrescentou também que o fórum vai abordar a sustentabilidade desses sectores, para se encontrar as melhores soluções e aplica-las para o desenvolvimento das empresas e o bem das comunidades, em geral, contando com o envolvimento das empresas nacionais e internacionais, bem como o Estado. Lembrou que o evento teve início na Europa e Ásia, sendo actualmente realizado em vários países africanos.
Por sua vez, o administrador executivo da ZEE, Adriano Borja, sublinhou que a instituição e as empresas nacionais vão aproveitar ao máximo o evento, por se tratar de um sector crítico no desenvolvimento das empresas e na produção de bens e serviços. Segundo o responsável, a ZEE olha para esse evento como uma oportunidade para reforçar a produção de energias limpas, acesso e consumo de água potável, assim como tratar da conservação da biodiversidade, alterações climáticas e reaproveitamento dos resíduos sólidos.
Fonte: AN