Na próxima quinta-feira, dia 30, será dado um passo importante para a igualdade e inclusão no sector empresarial angolano. O I Fórum de “Liderança Feminina, diversidade e inclusão”, reúne executivos e líderes empresariais para promover a discussão em torno da diversidade e capacitação das mulheres para funções de liderança,
Mesas-redondas e workshops sobre temas como “promover a igualdade de género nas empresas: desafios e estratégias” e ”estabelecer culturas empresariais inclusivas: encorajar um local de trabalho positivo e diversificado” fazem parte do evento, onde especialistas na área, como representantes do PNUD e da UNITEL, partilharão as suas experiências e melhores práticas.
O objectivo central desta iniciativa, que decorrerá no Palmeiras Suite Hotel, é a promoção da equidade de género, transformando ideologias em acções práticas e impactantes, para ampliar a representação das mulheres a todos os níveis, e paralelamente, sublinhar as vantagens de uma abordagem inclusiva para o desempenho e inovação empresarial.
“A curto prazo, a adopção de práticas inclusivas pode resultar em ambientes de trabalho mais harmoniosos e produtivos. Explica Eva Rosa Santos, líder do projecto, “Equipas diversificadas tendem a ser mais inovadoras e criativas, reunindo pontos de vista variados para resolver problemas. Por isso , as empresas que incentivam a inclusão registam um aumento da satisfação e da lealdade dos trabalhadores, redução da rotatividade e uma maior eficiência operacional.” Concluiu.
O impacto a médio prazo destas iniciativas pode ser ainda mais profundo, pois ao incentivar a igualdade de género e a diversidade, produz-se a próxima geração de líderes inclusivos e com visão de futuro, que promoverão uma sociedade equitativa. Esta transformação cultural reforça o tecido social e económico, garantindo a igualdade de oportunidades para todos.
“Para além dos seus benefícios sociais, a inclusão e a diversidade são estratégias económicas inteligentes” continua Eva Rosa Santos, “As empresas com maior diversidade de género têm um melhor desempenho financeiro e revelam maior capacidade de inovação. Não nos podemos esquecer que as mulheres líderes em funções de tomada de decisão aumentam o leque de perspectivas essenciais para a resolução de questões complexas e a competitividade global.”
A iniciativa “Liderança Feminina, Diversidade e Inclusão” convida todas as empresas angolanas a reexaminarem as suas práticas e a tomarem medidas decisivas no sentido da igualdade e da inclusão. A implementação destas práticas promove a justiça da sociedade e garante o sucesso a longo prazo dessas mesmas empresas.
Com a determinação de reformar o panorama empresarial angolano, esta iniciativa promete estabelecer um novo padrão de excelência e igualdade, inspirando outras organizações a seguir o mesmo caminho.
Sobre Liderança Feminina Angola
Fundada em 2019, a Liderança Feminina Angola promove a igualdade de género e o empoderamento feminino, para o crescimento económico e social. Através de mentoria, coaching e desenvolvimento de liderança a organização promove a presença feminina em cargos de liderança, destacando a importância da integridade e confiança. Como membro do Pacto Global da ONU desde 08.01.2024 e adesão ao 5º Objectivo de Desenvolvimento Sustentável, representa um marco na promoção do diálogo construtivo entre géneros para transformar a sociedade angolana.